quinta-feira, 17 de março de 2011

Gilbués – Imagens e história

HISTÓRICO - A história de Gilbués apresenta controvércias quanto à sua fundação. Para uns, foi seu fundador o Sr. Zeferino Vieira, descendente de importantes familias do Ceará, o qual, por volta do ano de 1850, situou uma fazenda de gado, no local onde hoje se encontra a cidade de Gilbués, em virtude de campos vertejantes e aprazíveis, próprios ao desenvolvimento da pecuária. Mais tarde, com o desenvolvimento da fazenda e o aumento da população do locaal, doou o Sr. Zeferino Vieira meia legua de terra para a construção de uma capela, em torno da qual se desenvolveu a povoação que deu origem à atual cidade de Gilbués. Outros acreditam que a vila se desenvolveu sob os auspicios do piauiense Antônio Nogueira Paranaguá que, voltando das lutas nos campos paraguaios, "doou meia legua de terra para a construção de uma capela onde, futuramente, devia ser levantada a vila". Com a construção da capela e a afluência de alguns familias para aquele local, desenvolveu-se o povoamento da localidade a que se deu, de início, o nome de Santo Antônio de Glbués. Por efeito do Decreto estadual nº 68, de 14 de maio de 1891, o povoado de Santo Antônio de Gilbués foi elevado à categoria de vila, com a mesma denominação, inaugurada no dia 14 de junho de 1892.

Na guerra dos Balaios, Gilbués foi teatro de lutas sanguinolentas, destacando-se, dentre outros feitos, o ataque que desbaratou os rebeldes na Fazenda Santa Maria, depois de 4 a 5 horas de fogo cerrado. Por força da Lei estadual nº 581, de 9 de julho de 1910, foi mudado o nome de vila que, daquela data em diante, passou a denominar-se Gilbués. Na divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Gilbués compõe-se de um só distrito. O municipio foi extinto pelo Decreto estadual nº 1279, de 26 de junho de 1931, ficando o seu território anexado ao de Corrente até à vigência do Decreto estadual nº 1478, de 4 de setembro de 1933, que restaurou a sua autonomia. Pela divisão administrativa referente ao ano de 1933, o municipio de Gilbués permanece com um único distrito. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei estadual nº 52, de 29 de março de 1938, o município de Gilbués figura, igualmente, com um distrito - Gilbués, e é termo juridiciário de comarca de Bom Jesus, assim permanecendo no quadro pelo decreto estadual nº 147, de 15 de dezembro de 1938, para vigorar no quinquenio 1939-1943, consignando a elevação de vila à categoria de cidade. A comarca de Gilbués foi criada pelo Decreto estadual nº 247, de 1º de março de 1940. Na época a legislatura foi instalada em 1955, tendo eleito Prefeito o Sr. Álvaro de Carvalho Melo e constituida a Câmara Municipal com 5 vereadores. [IBGE]



























sexta-feira, 11 de março de 2011

Piauí comemora 188 anos da Batalha do Jenipapo

Piauí se prepara para as comemorações dos 188 anos da Batalha do Jenipapo, que acontece no próximo domingo dia 13 de março. Uma ampla programação relembra a luta dos piauienses contra a resistência portuguesa à independência do Brasil, e o principal palco das programações será o monumento Heróis do Jenipapo na cidade de Campo Maior.


PROGRAMAÇÃO
Campo Maior, dia 13 de março de 2011

12h - Missa em Ação de Graça
Local: Catedral de Santo Antônio

14h - Culto em Ação de Graça
Local: Igreja Universal do Reino de Deus
Endereço: Rua Senador José Eusébio, 1047 - Centro

16h - Solenidade Cívico - Militar em comemoração aos 188 anos da Batalha do Jenipapo
. Entrega da Medalha "Hérois do Jenipapo"
. Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí
. Desfile Militar
. Apresentação da peça teatral "A Batalha do Jenipapo"
Local: Monumento Heróis do Jenipapo

Click Aqui e saiba mais sobre a Batalha do Jenipapo

sexta-feira, 4 de março de 2011

Passando na cidade de Eliseu Martins

Eliseu Martins

História

Eliseu Martins foi criado em 30 de junho de 1957 e foi emancipado do município de Jerumenha e instalado em 20 de outubro do mesmo ano. O povoado que se chamava Furquilha teve sua origem graças à feira do bagaço, que reunia um grande número de pessoas durante os sábados. Depois, esse povoado passou a se chamar Jacaré.

O projeto de emancipação do povoado foi de Luis de Sousa Brito, o “Curica”, onde se estabelecia que o município chamar-se-ia Paraíso do Piauí em homenagem à lagoa existente na sede do município. Aprovado em Jerumenha, o projeto foi levado para apreciação da Assembleia Legislativa em Teresina, onde permaneceu engavetado por um ano, devido a entraves burocráticos, até que o médico Sebastião Martins de Araújo Costa, então prefeito da cidade de Floriano e candidato a deputado federal prometeu auxílio ao andamento do projeto. No entanto, para homenagear um parente próximo, nascido na região, sugeriu a mudança do nome da cidade para Eliseu Martins. [Wikipedia]