terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pelas estradas do Piauí VII

Nova seleção de imagens registradas nas minhas viagens pelos mais diversos municípios do Estado do Piauí.


Passando no centro da cidade de São Raimundo Nonato - Pi


Passando em Frente o Hospital Regional de São João do Piauí


Chegando na cidade de São Pedro do Piauí


Passando pelo centro da cidade de Piripirí - Pi


Passando na cidade de Lagoinha do Piauí - BR343


Passando pelo centro da cidade de Jerumenha - Pi


Passando ao lado do Açude Grande - Campo Maior-Pi


Atravessando a cidade de Capitão de Campos - Pi


Chegando na cidade de Brasileira-Pi - sentido Piripirí-Brasileira


Chegando no centro da cidade de Bertolínea-Pi


Próximo a entrada da cidade de Altos - Pi

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Destaque da Semana - Liceu Piauiense

O Liceu foi fundado pelo professor, político e conselheiro do Império, Zacarias de Góis e Vasconcelos, que era interventor do Piauí. A escola foi fundada em Oeiras, na época capital da província. A transferência para Teresina aconteceu por intermédio do Conselheiro Saraiva, mas, a partir de então, a escola passou a funcionar de forma debilitada. “O Liceu quase fechou nessa época, os professores davam aulas para cinco ou seis alunos em suas próprias casas”, explicou a diretora Clemilda Bandeira, que também já exerceu a função de professora de Geografia na escola.

Dentre os alunos que já passaram pelo Liceu, nomes ilustres como o do governador Wellington Dias, Freitas Neto, Manoel Paulo Nunes, João Henrique Sousa, prefeito Sílvio Mendes, Wall Ferraz, Petrônio Portela e Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que chegou à presidência da República.

O referido colégio encontra-se situado no centro urbano de Teresina – PI, na Praça Landri Sales, ocupando uma área total de 6.400 m2, sendo 3.200 m2 sua área construída, abrigando 20 salas de aula e inúmeras dependências, como: laboratórios, auditório, biblioteca, área de lazer e outras dependências destinadas a atividades pedagógicas e administrativas. A área de localização caracteriza-se como uma zona eminentemente comercial. Entretanto, ainda abriga inúmeras residências de famílias de classe média, sendo algumas de famílias tradicionais.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

São Pedro do Piauí

São Pedro do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 05º5546 sul e a uma longitude 42º4307 oeste, estando a uma altitude de 264 metros. Sua população estimada em 2004 era de 13 018 habitantes. Possui uma área de 527,86 km².
Município pacato com grandes possibilidades no setor da agricultura e pecuária. Possui uma boa infraestrutura de estradas e transportes, educação e assistência médica. De maioria católica praticante, sua principal festa é a do padroeiro São Pedro. Lugar rico em tradições culturais como reizado, festa do Divino, dança de São Gonçalo e São Benedito dentre outras. Dentre as muitas personalidades que nasceram neste município, destacam-se pela cultura e prestação de serviços ao povo do Piauí: Padre Raimundo José Aires Moraes Soares, Monsenhor Moraes, Padre Tony Batista, Irmã Maura Maria e Frei Francisco Lopes.

Sua principal festa é a do padroeiro São Pedro. Lugar rico em tradições culturais como reizado, festa do Divino, dança de São Gonçalo e São Benedito dentre outras.

Fonte

Abaixo imagens da cidade tiradas em minha recente visita a essa bela e pacata cidadede.


















terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pelas estradas do Piauí VI

Mais uma seleção de imagens das minhas rápidas passagens pelas cidades piauienses.

Passando na cidade de Passagem Franca - pela BR-316


Chegando em frente ao Morro do Leme - Oeiras-Pi


Chegando na cidade de Lagoa Alegre - Pi


Chegando no centro da cidade de José de Freitas - vista da Igreja Matriz


Passando pela Barragem do Emparedado - Campo Maior-Pi


Chegando na cidade de Curimatá - Pi


Atravessando a cidade de Cristino Castro pela BR-135


Passando pela cidade de Beneditinos - Pi - ao lado da Igreja Matriz


Passando na cidade de Alto Longá - em frente a Igreja Matriz


Passando pelo centro da cidade de Água Branca - Pi

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Destaque da semana - Rio Parnaíba

Rio Parnaíba - Cais em Teresina

O Rio Parnaíba, conhecido como "Velho Monge", é um rio brasileiro que banha os estados do Piauí e do Maranhão.

Nicolau Resende descobriu o Rio Parnaíba por volta de 1640, quando sofreu um naufrágio nas proximidades de sua foz.

O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras, numa altitude da ordem de 700 metros, da confluência principalmente de três cursos d'água: o Água Quente na divisa do Piauí com o Maranhão, o Curriola e o Lontra no Piauí. Percorrendo cerca de 1.450 km até sua desembocadura no Oceano Atlântico, ao longo de todo o seu curso serve de divisa entre os Estados do Piauí e do Maranhão. Compreende três cursos: o Alto Parnaíba, o Médio Parnaíba e o Baixo Parnaíba. Na altura da cidade piauiense de Guadalupe, no Médio Parnaíba, forma a barragem de Boa Esperança, que impulsiona a Usina de mesmo nome, geradora de energia integrante do sistema CHESF.

Rio Parnaíba - União-PI

Tem declividade acentuada, de suas nascente até o município de Santa Filomena, sofrendo a partir daí uma redução gradativa, chegando, nos últimos quilômetros do seu percurso, a uma declividade de menos de 25cm/km. No leito do Parnaíba corre, a cada ano, 20 bilhões de metros cúbicos de água, enquanto a precipitação pluviométrica média, ao longo das regiões que o rio percorre, está em torno de 1.500 mm/ano.


Rio Parnaíba - No Distrito Industrial de Teresina

O Vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas, e ainda, a metade da água de subsolo do Nordeste, avaliadas em dez bilhões de metros cúbicos ao ano. Os afluentes mais importantes que estão no estado do Piauí são Gurgueia, Uruçuí-Preto, Canindé, Poti e Longá. No Maranhão o afluente mais importante é o Rio Balsas.


Rio Parnaíba - Represa de Boa Esperança - Guadalupe-Pi

Antes de penetrar no Oceano Atlântico, o Parnaíba forma um amplo e recortado delta - o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão e beleza natural (os outros são o do rio Nilo, no Egito, e o do rio Mekong, no Sudeste asiático). O Delta do Parnaíba é um importante ponto turístico, atraindo gente de todo o mundo interessado no turismo ecológico.


Rio Parnaíba - Cais em Floriano-Pi com vista de Barão de Grajaú-Ma

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pedra do Castelo

Foto reprodução - Ferias.tur



Fica localizada a cerca de 20 Km a Noroeste da cidade de Castelo do Piauí, a margem direita do Riacho da Palmeira, sendo que são 18 Km de asfalto e 02 Km de estrada vicinal, a 30 minutos de viagem. O terreno em volta do monumento é plano e arenoso, formado por vegetação de transição entre a caatinga e o cerrado, composta em sua maioria por: chapadas, faveiras, macambiras e cactos típicos da região (xique-xique e mandacaru).
A Pedra do Castelo guarda, além de lendas e histórias de fantasmas, pinturas rupestres que revelam a presença do homem por lá na pré-história. Em vários pontos é possível ver figuras geométricas e desenhos de animais estilizados, pintados de vermelho nas paredes.

Os moradores mais antigos juram que um dia foi um castelo de verdade, mas o que se vê na Pedra do Castelo hoje é uma formação rochosa no mínimo curiosa.
Além de ser dividida por dentro em vários "salões" enormes, a Pedra tem arcos e torres, o que dá uma aparência de castelo medieval mesmo.

Para fazer um tur pelos mais belos pontos da Pedra do Castelo clic Aqui.


Fonte: Overmundo e castelodopiaui.org