segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aberto oficialmente o Global Rock Art em São Raimundo Nonato


Ministro da Ciência abre congresso de arqueólogos no Piauí

Global Rock Art - Congresso Internacional de Arte Rupestre foi aberto nesta segunda-feira, no Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato

Suzana Prado

São Raimundo Nonato - São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina, recebe essa semana profissionais e amantes da arqueologia de quase 40 países. Esse é o número de nacionalidades que enviaram representantes ao Global Rock Art - Congresso Internacional de Arte Rupestre. O evento, realizado no Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco, foi aberto na manhã desta segunda-feira (29) e vai até a próxima sexta-feira (3/07).

A abertura do congresso ocorreu no Museu do Homem Americano (Fumdham), com as presenças do governador do Piauí, Wellington Dias; do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende; da arqueóloga e presidente da Fumdham, Niède Guidon; e dos diretores do Sebrae no Piauí, Delano Rocha e Mário Lacerda.

A região possui, segundo pesquisadores e arqueólogos, a maior concentração de arte rupestre do mundo. O parque está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Possui uma grande concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100.000 anos antes do presente). Atualmente estão cadastrados 912 sítios, entre os quais, 657 apresentam pinturas rupestres.

A expectativa é que o município receba mais de 1.200 pessoas entre pesquisadores, historiadores, cientistas, arqueólogos e estudantes dispostos a conhecer e a discutir essa expressão da presença do homem nas Américas. “Sem dúvida alguma, é um evento que só engrandece o Piauí e sua gente. Nossa intenção é atuar com respeito ao meio ambiente, investir em pesquisas e, além de gerar renda, contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

O Global Rock Art é uma realização conjunta da Federação Internacional de Organizações Rock Art, Associação Brasileira de Arte Rupestre e Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano), com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Piauí, Ministério do Turismo, Sebrae, Parque Nacional Serra da Capivara, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Piauí, CNPQ, Petrobras, Ministério da Cultura, IPHAN e Ibama.

Fonte: Agencia Sebrae

Nenhum comentário: